Rio 2016 inicia concorrência por sua marca

Agência vencedora será conhecida nos dias 6 e 7 de agosto; marca será divulgada no réveillon de Copapacabana

Começou nesta terça-feira, 11, o processo de escolha da agência que será responsável pela criação da marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A concorrência, iniciada em abril, teve 139 agências inscritas e o briefing inicial, foi distribuído durante um evento no Centro de Convenções Sul América, no Rio, a 119 empresas especializadas em design ou agências que tenham experiência no assunto. Os inscritos são de nove estados: Rio,São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Paraná, Maranhão e Bahia, além do Distrito Federal.

O briefing inicial é a primeira etapa de um processo que inclui habilitação jurídica e técnica, entrevistas individuais, briefing técnico e proposta criativa. Nos dias 6 e 7 de agosto será conhecida a agência vencedora. A marca, no entanto, só poderá ser divulgada oficialmente na festa de réveillon de 2011, na praia de Copacabana – isto porque a marca ganhadora precisa passar pelo crivo do Comitê Olímpico Internacional (COI), que faz uma espécie de varredura em todo o mundo para que haja validação da marca. Somente a partir de 2012 a nova marca para os jogos no Rio poderá ser explorada internacionalmente.

Segundo a gerente de construção e gestão de marcas Rio 2016, Beth Lula, a empresa vencedora da logomarca receberá R$ 50 mil pela criação da marca e terá um contrato de seis meses, com uma verba de R$ 780 mil, com o Comitê Rio 2016 que poderá ou não ser prorrogado,para serviços de design.

“Conversamos com outros comitês, avaliamos as formas de criação da marca e optamos pela concorrência de um programa de marca. Pelos seis meses de contrato, a empresa vencedora terá que nos entregar o básico que é a ideia de envolvimento da marca e seus desdobramentos em vários segmentos como pictogramas, decoração e ambientação das instalações e da cidade, aplicações em diversas categorias de produtos”, diz Beth, acrescentando que se após seis meses o comitê não quiser manter a agência,não haverá nova concorrência, já que esta não é uma obrigatoriedade. Uma equipe interna também atuará no comitê para seguir com os trabalhos.

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