Acordo entre PepsiCo e InBev atinge verba de mídia

Em outubro passado, a PepsiCo e a Anheuser-Busch InBev haviam feito um acordo para negociar em conjunto a compra de diversos produtos e serviços, como computadores, viagens e suprimentos de escritório, em um contrato válido para os Estados Unidos. Na época, a promessa era de que o consórcio não tinha relação com custos de mídia e marketing.

Ocorre que agora, alguns meses depois desse anúncio, foi divulgado que os esforços em conjunto atingiram também estes segmentos. Um porta-voz da PepsiCo confirmou a prática ao Advertising Age. “É um prosseguimento da relação que começamos em outubro passado para a compra de bens nos Estados Unidos. É uma maneira de permitir as duas companhias comprarem mídia de maneira mais efetiva e reinvestir o dinheiro economizado em nosso negócio.

Juntas, elas investiram US$ 1,15 bilhão em mídia naquele país, de acordo com a Kantar Media, o que mostra a força de barganha que eles possuem na hora de conversar com empresas da mídia como NBC Universal, Time Warner e Condé Nast, só para citar algumas das maiores empresas do setor naquele país.

A PepsiCo tem marcas com vendas bilionárias como Pepsi, Gatorade, Mountain Dew, Tropicana, Lay´s, Doritos e Quaker. Já a Anheuser-Busch InBev domina o mercado de cerveja nos EUA, com share de 50%. É dona de Budweiser, Bud Light. Busch e Stella Artois.

A parceria promete impactar o Super Bowl, evento do qual as empresas se constituem nas duas maiores anunciantes. Na edição 2010 da final do futebol americano, a A-B InBev teve cinco minutos, mas a PepsiCo não anunciou a Pepsi pela primeira vez em 23 anos. Comprou somente um comercial de 30 segundos para Doritos.

Quem sofrerá também são as agências, a maioria do grupo Omnicom. A principal agência da Anheuser-Busch é a DDB, enquanto a PepsiCo tem TBWA e Goodby, Silverstein & Partners.

Com informações do Advertising Age.

Anúncios

Comentários desativados em Acordo entre PepsiCo e InBev atinge verba de mídia

Arquivado em Comunicação, Marketing

Os comentários estão desativados.