Conheça os Veículos Mais Admirados de 2009

O retorno de O Estado de S. Paulo ao topo do ranking do meio jornal e a ascensão da Globo News ao primeiro lugar no de TV por assinatura são as principais mudanças na edição 2009 do estudo Veículos Mais Admirados, realizado pela empresa de consultoria Troiano. O estudo apura o Índice de Prestígio da Marca (IPM), com base em pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest com assinantes do Meio & Mensagem e internautas cadastrados no site mmonline.com.br. Com base nesse levantamento, a Troiano calcula o IPM, segundo metodologia desenvolvida pela empresa.

As principais posições se mantiveram inalteradas, com a Globo à frente entre as emissoras de TV abertas, Veja na liderança de revistas, CBN como a rede de rádio mais admirada e Google em primeiro lugar na internet. Vale lembrar que este é o décimo ano em que o estudo é realizado, e o que se destaca nesta rodada é que, de maneira geral, os índices de prestígio cresceram de 2008 para 2009 – em todos os seis meios auditados, os valores de IPM subiram dois pontos, em média.

“É provável que, dentre outras coisas, o cenário incerto do ano tenha contribuí­do, por irônico que possa parecer. Com as sombras de uma crise no horizonte, a defesa dos ativos mais importantes das organizações torna-se ainda mais essencial. E prestígio, tal como medimos neste estudo, é um dos ativos-chave que todos querem preservar e reforçar, mesmo quando a dinâmica puramente comercial não é a mais promissora possível”, analisa Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding, da qual a Troiano faz parte.

Ao longo dos 10 anos do estudo observam-se mais sinais de estabilidade do que de mudanças, e as flutuações entre 2008 e 2009 não chegam a alterar essa situação. “Construir patamares de prestígio, reconhecidos pelo mercado, é algo que não se faz da noite para o dia”, afirma o consultor, ao destacar que a permanência das marcas de maior prestígio em posições que se alteraram pouco ao longo do tempo reflete também o profissionalismo das respectivas empresas na gestão desse ativo.

Mais verbas

Além de ser um reconhecimento do mercado em relação ao trabalho realizado no dia a dia, o prestígio dos veículos influencia a decisão de compra de mídia. Uma análise dos resultados aponta que o bloco dos que desfrutam maior IPM é também o dos que concentram maior investimento publicitário. Troiano faz referência à “síndrome de Tostines”: eles concentram mais verbas porque são marcas de maior prestígio ou são marcas de maior prestígio porque atraí­ram mais verbas publicitárias e geraram receitas mais vantajosas para o seu desenvolvimento? “Não ouso optar por um dos dois caminhos. Porém, a verdade é que a correlação entre IPM e participação no bolo publicitário é muito alta”, reconhece.

Para Troiano, a pesquisa tem mostrado, ao longo da década, o quanto certos veículos têm um padrão de prestígio que ainda poderia gerar mais resultados comerciais. “Tenho a impressão de que eles têm usado muito mal ainda esse recurso a seu favor. O indicador de prestígio, o IPM, é uma ferramenta poderosa para alimentar ou estimular receitas comerciais”, afirma. “Prestígio é energia potencial que pode ser convertida em negócios, e não apenas um título honorífico de distinção.”

Um dos pontos de destaque do estudo é a volta de O Estado de S. Paulo ao topo da lista dos mais admirados entre os jornais. O título havia perdido a posição no ano passado para a Folha de S. Paulo, mas desta vez registrou crescimento de seis pontos, chegando a um IPM de 71, enquanto a Folha cresceu apenas dois (de 67 para 69). Ainda entre os jornais, Valor Econômico (com IPM 54) passou O Globo (51) e agora ocupa o terceiro lugar, enquanto Gazeta Mercantil não aparece por ter deixado de circular, em julho.

Em TV por assinatura, o canal Globo News, que no ano passado ficou em segundo lugar, desta vez surge na primeira posição, à frente do GNT. Ambos alcançaram índice 44, mas no critério de desempate – desempenho no atributo mais importante para o meio – Globo News ganha do GNT (em TV paga, esse atributo é o conteúdo editorial). O Multishow, que antes aparecia em terceiro, cai dois pontos (de 39 para 37), ficando atrás de Discovery Channel e Sportv. O BandNews, que era sexto colocado, fica em sétimo, após Warner Channel, que não aparecia entre os dez primeiros em 2008. E a ESPN Brasil sobe da oitava para a quinta posição.

Veja, Exame e Época mantêm os três primeiros lugares no ranking de revistas. Na contramão, Você S/A, que era a quarta colocada, cai para a oitava colocação, com IPM um ponto menor (35), enquanto todas as outras tiveram notas mais altas que no ano passado. Também vale apontar o desempenho de Carta Capital, que passa do sétimo para o quarto lugar, à frente de IstoÉ e Piauí. Época Negócios vem em sétimo, e a lista se completa com Dinheiro e Info Exame (esta última não aparecia entre as dez primeiras).

Em TV aberta, rádio e internet não houve alteração nas principais posições. Globo continua à frente, com IPM 67, seguida de Record e Cultura. Ressalte-se que, entre as emissoras abertas, MTV, SBT, Record News, Rede TV e Gazeta ficaram com IPM menor do que em 2008. No rádio as mudanças começam apenas no sexto lugar, antes ocupado por Oi FM e agora com Rádio Globo na posição. Antena 1, que não aparecia entre as dez rádios mais admiradas de 2009, agora está em sétima colocação, o mesmo acontecendo com Sul­América Trânsito e 91 Rock & News, que fecham a lista. Em internet, a alteração fica por conta do portal Abril, que cai da sétima para a nona posição, atrás de iG e Estadão.com.

Veja a lista dos Veículos Mais Admirados em cada segmento:

TV Aberta:
1- Globo
2- Record
3- Cultura
4- Bandeirantes
5- MTV
6- SBT
7- Record News
8- CNT
9- Rede TV
10- Gazeta

Revista
1- Veja
2- Exame
3- Época
4- Carta Capital
5- IstoÈ
6- Piauí
7- Época Negócios
8- Você S/A
9- Dinheiro
10- Info Exame

Jornal
1- O Estado de S.Paulo
2- Folha de S.Paulo
3- Valor Econômico
4- O Globo
5- Zero Hora
6- Estado de Minas
7- Correio Braziliense
8- Jornal do Brasil
9- Jornal da Tarde
10- Diário de S.Paulo

Internet
1- Google
2- UOL
3- Terra Network
4- Globo.com
5- MSN
6- Yahoo
7- Ig
8- Estadão.com
9- Abril.com
10- Lance.com

TV por Assinatura:
1- Globo News
2- GNT
3- Discovery
4- SporTV
5- Multishow
6- ESPN Brasil
7- Warner Channel
8- Bandnews
9- Fox
10- Sony

Rádio
1- CBN
2- Eldorado AM/FM
3- Jovem Pan AM/FM
4- BandNews
5- Bandeirantes AM/FM
6- Rádio Globo Brasil
7- Antena 1
8- Oi FM
9- SulAmérica Trânsito
10- 91 Rock & News

Anúncios

Comentários desativados em Conheça os Veículos Mais Admirados de 2009

Arquivado em Comunicação

Os comentários estão desativados.