Volta do IPI não freia vendas de veículos

Fenabrave mostra que as vendas da primeira quinzena do mês de outubro são 12% superiores do que as do mês passado.

montA alíquota do Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) para a compra de automóveis voltou ao normal desde o último dia 1º de outubro. O fato, entretanto, não levou os brasileiros a desistir de comprar novos carros. 

De acordo com dados divulgados na segunda-feira 19 pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas da primeira quinzena do mês de outubro superaram as expectativas e mantiveram-se em alta em relação a períodos anteriores. Segundo a federação, entre os dias 1º e 15 de outubro foram emplacados 238.881 veículos (entre automóveis, comerciais leves, caminhões e motocicletas). O número supera em 12,66% o total dos emplacamentos realizados na primeira quinzena do último mês de setembro. Em comparação com a primeira quinzena de outubro de 2008, o desempenho atual também é maior (18,17% superior).

Considerando apenas as vendas de automóveis e carros comerciais leves, o total de comercializações do período foi de 155.670 unidades. O desempenho é superior ao das vendas da primeira quinzena de setembro (quando foram emplacadas 130.092 unidades) e do mesmo período do ano passado, quando o total de carros e comerciais leves vendidos foi de 112,596 unidades.

A previsão do Departamento Econômico da Fenabrave é de que, até o final do mês, o total de unidades de automóveis vendidas no País fique próximo dos 254 mil. 

Participação das montadoras

Considerando os primeiros dias de retorno do IPI, a Fiat obtém a liderança do segmento de automóveis, respondendo por 25,20% do total dos emplacamentos realizados no período. A Volkswagen aparece na vice-liderança, com uma participação de 22,78%. Em terceiro lugar do ranking da Fenabrave ficou a General Motors, com 20,01% de fatia das vendas do período, seguida pela Ford, com 9,59% e pela Renault, com 5,04% de participação.

Fonte: M&M online.

Anúncios

Comentários desativados em Volta do IPI não freia vendas de veículos

Arquivado em Economia, Marketing

Os comentários estão desativados.